14 de abril de 2015

Dicas úteis - #1 Guia para iniciantes na cozinha

Quem nunca teve que se virar sozinha na cozinha e se atrapalhou toda na hora de preparar alguma receita? Sabe quando você tenta fazer algo diferente, surpreender alguém com algum prato mais elaborado (ou nem tanto) e no fim todo seu esforço tem como resultado algo horrível?! Pois é, isso era algo bastante recorrente na minha vida de "dona de casa". Mas de tanto errar um dia a gente aprende. E hoje eu vou trazer algumas dicas úteis para te ajudar no preparo da sua receita. 
Obs.: Eu não sou nenhuma especialista no assunto (não estudei gastronomia nem algo do tipo), tudo o que eu vou apresentar aqui foi resultado das minhas experiências, bem ou mal sucedidas na cozinha.





  1. Antes de tudo, LEIA A RECEITA: é muito importante você ler a receita até o fim antes de prepará-la e não ter surpresas durante o passo-a-passo.
  2. SEPARE TODOS OS INGREDIENTES previamente: ter todos os ingredientes já separados evita que você pare o preparo para procurá-los e prejudique a sua receita.
  3. SIGA AS INSTRUÇÕES fielmente: principalmente se você não tem muita experiência na cozinha (como eu) não invente. Siga corretamente o modo de preparo e as medidas dos ingredientes para evitar que sua receita dê errado.
  4. Cuidado na escolha do RECIPIENTE: Fique atento se sua receita pode crescer ou não na faze de finalização. Um recipiente pequeno pode dá prejuízo derramando o alimento (e como eu já fiz isso) e um grande pode prejudicar a aparência ou consistência da receita.

Alguns recipientes essenciais para se ter na cozinha e obter as medidas corretas

  • Recipientes graduados
    • É usado principalmente ara medir líquidos. Ao usá-lo lembre-se que o recipiente deve estar em uma superfície plana (principalmente se o conteúdo for líquido) para não errar o nível.
  • Jogo de colheres - 1/8 de colher de chá até 1 colher de sopa
    • Quando usar as colheres não precisa fazer uma mini serra de produto (quando for algo seco) e evite medir sobre a receita para não derramar.
  • Jogo de medidas - 1/4 de xícara até 1 xícara
    • Sempre que colocar um conteúdo seco na xícara, alise a superfície do recipiente com o lado não cortante de uma faca para nivelar o produto com a borda da xícara.
Essas são algumas dicas de como se preparar para se dar bem na cozinha. 
Você tem alguma outra dica essencial? Me conte.

Espero que essas dicas tenham ajudado.
Um grande abraço e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa postagem?
Me diga aqui!