3 de abril de 2015

Cachorros: o que você precisa saber antes de ter um.

Desde que fui morar sozinha eu quis ter um animal de estimação pois havia deixado na casa da minha mãe minha cadelinha Luna e os meus peixinhos. Contudo a situação não era favorável. A casa para qual eu havia mudado era muito pequena. Não sabia como cuidar de um animalzinho em um espaço tão pequeno. Então, no mês do meu aniversário do ano passado, eu ganhei uma grande companheira, a Mandala. 

Mandala com um mês e alguns dias de vida.

Sim, ela é uma Beagle. E não sei se você já ouviu falar da fama dos Beagles, mas é tudo verdade. São bagunceiros, comem tudo o que vê pela frente e também são muuuuito carinhosos.











E se você quer ter um cachorrinho, deixe-me dar algumas dicas que eu aprendi no decorrer dos dias com a Mandala:
  1. Assim que o seu cachorrinho chegar em casa delimite o espaço dele com água, comida, local para as necessidades fisiológicas e para o descanso.
  2. Leve-o para passear pelo menos uma vez ao dia. 
  3. Compre ou construa vários brinquedinhos mas dê apenas dois ou três por vez, pois logo logo ele vai enjoar dele e ai você pode trocar por outros, fazendo sempre o rodízio.
  4. Não dê outros tipos de alimento diferente da ração, principalmente nos primeiros meses. Além de alguns alimentos não serem indicados para os cães, você vai se arrepender de ter dado na hora de recolher as fezes dele.
  5. Brinque bastante com seu bichinho, principalmente se você passar muito tempo fora de casa durante o dia. 
  6. Leve-o ao veterinário. Principalmente nos primeiros meses o seu cachorrinho precisará tomar várias vacinas importantes. 
  7. Ensine a ele o que não pode. É a tarefa mais exaustiva na minha opinião e a mais importante também.

Quando a Mandala chegou na minha casa, me trouxe muito trabalho junto. Com o passar dos dias e com seu crescimento acelerado (eles crescem muito rápido) ela começo a morder os móveis, pegar calçados e tudo o mais que achava para, adivinhem só, morder. 

A bagunça, sem dúvida, é sempre muito grande por isso, se você pegar uma bichinho, tenha em mente que você vai ter que disponibilizar muito tempo para cuidar realmente dele. E se possível, adote ao invés de comprar. A Madala foi dada pela dona da mãe dela e com certeza, se eu não tivesse ganhado ela, eu teria adotado um. Existem vários animais a espera de uma família nas feiras de adoção. 


"Já organizei a roupa pra você lavar, tá?"
           


Bem, essa é minha "bebêzinha" e algumas das coisas que aprendi com ela. 
E você tem algum animal de estimação? 

Um grande abraço e até mais.



3 comentários:

  1. Olá, Bruna, conheci seu blog através do blog da Fran, morando sozinha, vi seus comentários e vim te acompanhar e adorei, fiquei super interessada nesse post, pois moro sozinha e tenho muita vontade de ter um cachorrinho, mais trabalho fora saio as 7:30 de casa e só chego a noite por volta das 19:30 , isso porque ainda não estou na faculdade, mais quando fazia curso chegava umas 22h da noite , fico super na dúvida de ter ou não um cãozinho,pra ficar comigo , o que vc acha de ter um assim ?
    Beijinhos, estarei sempre por aqui, adorei o blog !
    Também tenho um se puder visitar : http://byvaleriasantana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria. Que bom que passou por aqui, seja bem vinda!!! Olha para você ter um cachorrinho primeiro pense no espaço que você tem disponível e o real tempo que você vai poder ficar com ele (pois ele provavelmente dará muito trabalho). E depois as características de cães que se enquadram nas suas possibilidades. Se estiver mesmo disposta a ter um, procure uma raça com baixo nível de energia (geralmente aquele recomendados para se ter em apartamentos), e lembre-se de reservar uns minutinhos diários (por menor que seja) para um passeio pois é essencial para a saúde dele. Bem espero ter ajudado um pouquinho. Beijos!

      Excluir
    2. Então meu quintal é bem grandinho para um cãozinho, chegaram até me dizer que deveria ter uns dois,mais daria muito trabalho e o tempo que eu teria pra me dedicar ao futuro membro do meu lar é depois do trabalho pra passear e cuidar dele, tenho tanta vontade de ter um cãozinho e não vejo a hora de poder ter um, mais estou em dúvida por conta do meu horário fora de casa.
      Brigado por me ajudar!
      Beijinhos

      Excluir

O que você achou dessa postagem?
Me diga aqui!