15 de maio de 2015

Como congelar e descongelar alimentos - #2 Guia para iniciantes na cozinha

Se você mora sozinho e quer ter uma alimentação saudável sem utilizar os congelados industrializados, a dica é fazer você mesmo os seus. Congelar e descongelar parece algo simples (eu achava), mas alguns passos podem garantir que seu alimento mantenha a cor, textura, aroma e sabor de um produto fresquinho. 

Quando a cozinha deixou de ser um local de experimentos (quando eu estava na casa da minha mãe) e se tornou um local essencial para a minha sobrevivência (a não ser que ligue para o delivery, a comida não aparecerá num toque de mágica), os alimentos congelados salvaram a minha vida. Só que nem sempre dava tudo certo. Antes de congelar a comida estava super saborosa (ah, eu gostava) mas depois que descongelava, meu Deus, a gente só comia para não jogar fora! Daí comecei a pesquisar e encontrei várias dicas que eu vou compartilhar agora com vocês.



Alguns alimentos não devem ser congelados, como:
  • alimentos a base de amido de milho;
  • alimentos que contenham maionese;
  • alimentos que contenham ovos e leite como ingredientes principais (como o pudim de leite) pois eles se separam durante o descongelamento;
  • gema crua;
  • vegetais crus;
  • ovo cozido;




Curiosidade útil: para congelar vegetais (inclusive as folhas e talos), faça o branqueamento.
  1. coloque os vegetais em água fervente;
  2. aguarde até que a água volte a ferver;
  3. retire os vegetais e imediatamente, mergulhe eles na aguá gelada.
Agora ele já estará pronto para ser congelado,







Agora, alguns cuidados para que seu alimento congelado volte a sua condição natural e com boa qualidade:

  • Retire do freezer cerca de 24hs antes de seu preparo, permanecendo no refrigerador;
  • Para não prejudicar a qualidade do alimento, evite de descongelar diretamente na água corrente;
  • Os vegetais branqueados antes de congelar podem ser refogados/cozidos imediatamente;
  • Alimentos congelados em molhos podem ir diretamente para panela em fogo baixo;
  • Alimentos congelados que serão fritos podem ir diretamente para a frigideira;
  • Carnes, massas e sobremesas devem iniciar o descongelamento no refrigerador.


E ai, as dicas foram úteis? Me diga como você faz na sua casa.
Espero muitíssimo que você tenha gostado.
Um grande abraço e até a próxima.


Me sigam nas redes sociais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa postagem?
Me diga aqui!